Seminário Regional “Direitos da Criança e do Adolescente e a Promoção da Igualdade Racial”


Recife recebe Seminário Regional “Direitos da Criança e do Adolescente e a Promoção da Igualdade Racial”

Evento gratuito tem vagas limitadas e acontece no dia 20 de agosto. O seminário faz parte do projeto "Direitos da Criança e Adolescente na Promoção da Igualdade Racial”, do Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdade (CEERT), com o patrocínio da Petrobras

 Qual é o impacto do racismo na vida de crianças e adolescentes atendidos por conselheiros tutelares? Essa e outras discussões farão parte do 2º Seminário Regional do referido projeto, que ocorrerá no dia 20 de agosto, na capital pernambucana. O 1º Seminário Regional ocorreu em março, na região sudeste.

A iniciativa, coordenada pelo Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdade (CEERT), conta com a parceria do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e visa mostrar como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) pode ser usado como instrumento para o enfrentamento da discriminação racial na infância e adolescência e para a adoção de políticas igualitárias por meio da participação de órgãos públicos e da sociedade.

Destinado aos profissionais do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente, o seminário será composto por dois painéis temáticos.

A procuradora de Justiça e coordenadora do Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo (GT Racismo) do MPPE, Dra. Maria Bernadete Figueiroa e o Dr. Hédio Silva Júnior, advogado e coordenador do CEERT, integram a mesa temática “Discriminação racial: sinônimo de maus tratos – Estatuto da Criança e do Adolescente”. Os debatedores farão, a partir da perspectiva jurídica, o recorte em relação ao enfrentamento da discriminação e promoção da igualdade racial entre os menores de 18 anos.

A segunda mesa, intitulada “Propostas para abordagem e inclusão da discriminação racial nas notificações de maus-tratos”, conta com o advogado Dr. Daniel Teixeira e a psicóloga Shirley Santos, ambos do CEERT. O tema visa apresentar a perspectiva de fortalecimento da atuação dos conselheiros tutelares a partir da inserção da discriminação racial como elemento a ser considerado nos atendimentos.

Outro assunto importante refere-se ao papel dos profissionais do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente nos casos de adoção. “O projeto visa trabalhar com a prevenção ao racismo na infância a partir da utilização do Estatuto da Criança e do Adolescente. Discutiremos desde como as crianças negras são preteridas no momento da adoção, até o impacto do racismo no desenvolvimento de as identidades”, conta Daniel Teixeira, um dos coordenadores do projeto.

As vagas para participação no seminário são limitadas. As inscrições podem ser realizadas neste link: http://www.ceert.org.br/crianca-adolescente/inscricao/
Ao efetuar a inscrição, o participante garante certificado e receberá futuramente livros, vídeos e cartilhas referentes ao projeto.
Para saber mais visite www.ceert.org.br/crianca-adolescente

Serviço
Data: 20 de agosto de 2015
Local: Auditório do Ministério Público Federal Procuradoria da República de Pernambuco Endereço: Av. Gov. Agamenon Magalhães, 1800 - Espinheiro, Recife – PE
Horário: 8h às 13h

Público: Profissionais do Sistema de Direitos da Criança e Adolescente
Período inscrição: 20 julho a 18 de agosto de 2015

Link: http://www.ceert.org.br/crianca-adolescente/inscricao/

Sobre o projeto
O projeto visa mostrar como o Estatuto da Criança e do Adolescente pode ser usado como instrumento imprescindível para o enfrentamento ao racismo na infância e adolescência e para a adoção de políticas igualitárias. Basicamente, busca ampliar a visão do conselheiro tutelar para a compreensão do racismo como uma forma de maus-tratos.

Sobre o CEERT
Criado em 1990, o CEERT - Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – é uma organização não-governamental que produz conhecimento, desenvolve e executa projetos voltados para a promoção da igualdade racial e de gênero.
Disponibilizamos coordenadores do CEERT para entrevistas antecipada ou no dia do evento.

Informações para a imprensa
Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdade (CEERT)
Carlos Romero
Tel: (11) 3804 0320
E-mail: carlosromero26@gmail.com

Juliana Gonçalves – jukisantos@gmail.com       11 98525-9387

Leia também:
Governo Federal lança campanha contra o abuso sexual infantil 

São Paulo recebe 1º Seminário Regional “Direitos da Criança e Adolescente na Promoção da Igualdade Racial“

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programação completa da Semana Cultural Festa Baile do Carmo 2017

Americana se apaixona por rapaz na balada e descobre que ele é príncipe

Espetáculo A SOGRA QUE PEDI A DEUS