Postagens

Mostrando postagens de Setembro 7, 2017

Exposição retrata a construção do cotidiano pelas mãos dos africanos na lavoura, na cozinha e em outros ofícios

Imagem
de Março a Novembro de 2017
Exposição composta de mais de 70 objetos domésticos retrata a construção do cotidiano pelas mãos dos africanos na lavoura, na cozinha e em outros ofícios, até novembro.

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, traz uma nova montagem da mostra “Design e Tecnologia no Tempo da Escravidão”, uma das exposições de maior sucesso na história da instituição que ficará em exibição até novembro.
Com um novo recorte sobre o acervo do Museu Afro Brasil, a mostra reescreve a história da tecnologia no Brasil, resgatando a nação construída pelas mãos dos africanos e reforçando a participando e presença do negro, fundamental na identidade brasileira. A exposição conta com mais de 70 objetos de uso doméstico e das fazendas e engenhos de açúcar, além de imagens de viajantes como Debret. O visitante passa por mesas de lapidação de pedras preciosas, forjas de ferreiro, moendas de açúcar, prensas de folha de tabaco, moendas de milho, for…

Lisboa: Universidade recebe palestra sobre ativismo em Angola

Imagem
6 de setembro de 2017 0
Fonte: Por dentro da África

No dia 7 de setembro, o Instituto Universitário de Lisboa, em Portugal, receberá o jornalista angolano Sedrick de Carvalho para um debate sobre ‘Ativismo em Angola, atuação e obstáculos aos movimentos sociais do país’. O encontro faz parte da série Ativismos em África, realizada pela instituição.

“Neste momento, as atenções estão direcionadas para as eleições (que ainda não estão definidas). Mas há também a necessidade de olhar para o pós-eleições que será mais violento com os movimentos sociais, caso seja mantido o mesmo governo”, disse Sedrick ao Por dentro da África.

 Sedrick e um grupo de ativistas angolanos passaram um ano na cadeia acusados de “alterarem a ordem pública do país”. Conheça o caso dos 15+2 aqui
      Sedrick de Carvalho – Arquivo Pessoal
Realizadas em 23 de agosto, as eleições angolanas indicaram João Lourenço (MPLA) como o próximo presidente do país. Após 38 anos no poder, José Eduardo dos Santos elege seu sucesso…