Postagens

Mostrando postagens de Outubro 11, 2017

ASSASSINATOS DE ADOLESCENTES BATEM RECORDE NO BRASIL, DIZ UNICEF

Imagem
247 - Estudo coordenado pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) aponta que o Brasil alcançou a marca de 3,65 adolescentes entre 12 e 18 anos assassinados para cada grupo de mil jovens. O número é o mais alto desde que começou a ser medido, em 2005. O IHA (Índice de Homicídios na Adolescência) engloba os 300 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes e se baseia nos dados do ano de 2014 do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde. O trabalho é uma parceria com o Ministério dos Direitos Humanos do Brasil, o Observatório de Favelas e o Laboratório de Análise da Violência, da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). "Este valor é elevado. Uma sociedade não violenta deveria apresentar valores não muito distantes de zero e, certamente, inferiores a 1", explicam os autores. Conforme a pesquisa, os assassinatos dos adolescentes no Brasil vêm subindo de forma contínua desde 2012. Em 2011, registrou 2,8; em 2012, 3,3; em 2013, 3,4…

Primeira autora negra notória na ficção científica tem livro clássico publicado no Brasil

Imagem
Fonte:Revista Cult
Helô D'Angelo
             A escritora Octavia E. Butler, pioneira na ficção científica norte-americana (Divulgação)
             4.8K

“Comecei a escrever sobre poder porque era algo que eu tinha muito pouco”. É esta frase, simples e honesta, que abre o o romance Kindred – laços de sangue, de Octavia Estelle Butler. Conhecida como “a grande dama da ficção científica”, Butler foi a primeira autora mulher e negra a ganhar, ainda nos anos 1970, notoriedade no gênero que até hoje é predominantemente masculino – e branco. Em outubro, Kindred, seu quarto livro, ganha versão brasileira e se torna, depois de 40 anos da sua publicação, a primeira obra da autora a chegar ao país. 

Publicado originalmente nos Estados Unidos em 1979, Kindred conta a história de Dana, uma jovem escritora negra que vive na Califórnia, nos anos 1970, e se vê súbita e inexplicavelmente transportada para uma fazenda escravista no sul dos Estados Unidos, pouco antes da Guerra de Secessão. Horrori…