Postagens

Mostrando postagens de Outubro 20, 2017

Desvendando Maria Firmina dos Reis

Imagem
Considerada a primeira mulher a publicar um romance de cunho abolicionista no Brasil, Maria Firmina dos Reis (São Luís, 11 de março de 1822 - Guimarães, 11 de novembro de 1917), embora mereça ocupar um lugar de destaque na historiografia literária nacional, infelizmente, ainda continua desconhecida pela grande maioria do público.

Buscando preencher essa lacuna e considerando que o ano de 2017 marca o centenário de seu falecimento, o intuito desse encontro é resgatar, justamente, os feitos e realizações dessa importante escritora brasileira e mostrar aos presentes as contribuições de Firmina para as Letras nacionais; para a luta antiescravista travada por ela através de sua literatura; e, principalmente, destacar sua participação como uma intelectual afrodescendente que marcou presença significativa no Brasil-Império.

PROGRAMAÇÃO:

Quinta-feira, 09 de novembro de 2017

Manhã (das 10h às 13h):

MESA 1 - Maria Firmina dos Reis: pioneirismo, trajetória intelectual e representação pictórica …

Megaoperação contra pedofilia no Brasil encontra até manual para atrair crianças

Imagem
PEDOFILIA NO BRASIL
Entre detidos estão donos de escola de futebol, profissionais de saúde e servidores públicos
“Vão de classe A à C, um comportamento que não entende classe social”, disse o delegado
Fonte: EL PAÍS
MARÍA MARTÍN
Rio de Janeiro 20 OUT 2017
                Uma criança usa um smartphone. AFP PAUL CROCK
Uma megaoperação contra a pedofilia realizada nesta sexta-feira em várias partes do Brasil revelou um submundo de abusos a crianças, cometidos, em alguns casos, pelos próprios pais. A ação, batizada Luz da Infância, prendeu em flagrante 104 pessoas em 24 Estados e o DF e apreendeu farto material pornográfico com meninos e meninas como protagonistas. Iniciada há seis meses, a operação foi possível graças à integração entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que coordenou as investigações do seu núcleo de Inteligência, e as polícias civis de cada Estado que executaram os mandados de busca e as prisões.

A envergadura da ação, considerada uma das maiores do p…

Estudante que disparou contra colegas era alvo de bullying em escola de GO

Imagem
Fonte: Correio Braziliense 20/10/2017
 Hellen Leite , Gabriela Vinhal

A tia de uma aluna da mesma sala do atirador disse ao Correio que o adolescente era excluído pelos outros alunos, que faziam ofensas sobre o cheiro dele
O estudante de 14 anos que matou dois adolescentes e deixou quatro feridos em uma escola particular de Goiânia, na tarde desta sexta-feira (20/10), era alvo de bullying no colégio. Quem confirmou as informações à reportagem do Correio foi tia de uma das colegas de classe do menor, a psicóloga Juliana Matos Gomes, 33 anos.

A sobrinha de Juliana detalhou que o suspeito sentava na última cadeira da sala, era excluído pelos outros jovens e sempre foi alvo de ofensas por causa de seu cheiro. Em uma ocasião, os estudantes chegaram a jogar desodorante no adolescente, como uma "brincadeira".

"Os colegas de sala implicavam com ele por causa do cheiro. (...) Minha sobrinha disse que [o atirador] chegou a mirar na cabeça de um dos meninos que cometia bullying co…

Lançamento do Longa Documentário O PANTANAL É IMPÉRIO SERRANO Direção de Jorge Coutinho

Imagem
Fonte: Carnaval Interativo
Por Redação
O longa documentário “O PANTANAL É IMPÉRIO SERRANO” faz uma grande homenagem ao G.R.E.S Império Serrano, escola campeã de diversos carnavais cariocas, e que ainda hoje  cultiva suas raízes culturais.  Baseado em poemas de Manoel de Barros, o  documentário conta os principais fatos históricos do Império Serrano, através da brilhante narração do ator Milton Gonçalves.

A narrativa ilustrada por imagens raras e depoimentos emocionantes dos ensaios ao desfile tem como referência o seu enredo de 2017, “Meu Quintal é Maior Que O Mundo”, cujo tema é o Pantanal Mato-grossense. Assim, o longa é uma viagem mesclando a magia da natureza do Pantanal e a magia mística do Império Serrano. O filme é também uma celebração ao poeta Manoel de Barros, nascido em Mato Grosso.  Para dar mais autenticidade ao tema, o longa conta com as participações dos atores igualmente mato-grossenses, Lene Nogueira e Ozeas Alves de Sousa, que representam personagens elos entre a Esc…

Vila Madalena: Jazz na Rua - Entrada gratuita

Imagem
O galpão mais charmoso e descolado de São Paulo, o Armazém da Cidade, promove o Jazz na Rua, no dia 22 de outubro, domingo.

Além da apresentação musical o espaço vai ter exposição de novos designs, feira gastronômica e música ao vivo!
Serviço:
Armazém da Cidade
Domingo às 13:30 - 16:30
A entrada é gratuita!
Reprodução - Faceboock

Jovem de 17 anos resolveu rebater panfleto lançado pela escola Univest de Lages, em Santa Catarina, e recebeu punições; mãe estuda acionar a Justiça.

Imagem
Fonte: Fórum
20 de outubro de 2017
Jovem de 17 anos resolveu rebater panfleto lançado pela escola Univest de Lages, em Santa Catarina, e recebeu punições; mãe estuda acionar a Justiça.

Da Redação*
Mais um caso de intolerância partindo de uma instituição de ensino. Uma aluna da escola Univest de Lages, em Santa Catarina, foi suspensa por dois dias e ainda teve sua matrícula vetada para o próximo ano, após divulgar e criticar um panfleto lançado pelo colégio. O ofício anunciava a proibição de ensino de sexo, ideologia de gênero, ativismo LGBT, comunismo, esquerdismo e religião em sala de aula. “2017, a nova idade média. (Pasmem, isso é real)”, escreveu a jovem, de 17 anos, nas redes sociais.

No dia seguinte à publicação, que recebeu mais de 523 compartilhamentos até a tarde de quinta-feira (19), a jovem foi chamada à coordenação da escola e avisada de que seria sancionada por “denegrir a imagem do colégio nas redes sociais”. Uma amiga também sofreu penalidades e teve a bolsa de estudos c…

Aplicativo também informa data e hora das provas Reprodução Agência Brasil

Imagem
Endereços estão disponíveis aos estudantes no site ou aplicativo para celular
Sabrina Craide, da Agência Brasil 20/10/2017

                        Aplicativo também informa data e hora das provas
                        Reprodução Agência Brasil

A partir desta sexta-feira (20), os candidatos que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano já podem consultar o cartão de confirmação da inscrição, que contém informações como o local onde fará a prova. O acesso ao cartão pode ser feito na Página do Participante (https://enem.inep.gov.br)e também no aplicativo do Enem para celular.

Para acessar o cartão é preciso fornecer o número do CFP e a senha cadastrada durante a inscrição no Enem. Além do local de prova, o documento também informa o número de inscrição, a data e hora das provas, a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos ou especializados, caso tenham sido solicitados.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira …